Dia da Mulher Africana
Por toda a África, as Mulheres comemoram a institucionalização do 31 de Julho, dia dedicado à Mulher Africana, pelo seu papel preponderante na preservação e transmissão de valores cívicos e morais, assim como no fortalecimento da coesão e unidade das famílias, enquanto núcleo fundamental da sociedade.
Nesta ocasião celebramos as conquistas e lutas pelos direitos humanos das mulheres e pela igualdade de direitos, como aspecto sine qua non para melhoria da condição das mulheres em África.
Este ano, completamos 6 décadas de lutas e de conquistas. È nesta senda que o lema versa sobre o “Rumo à Década da Mulher Africana: realização do capital humano da mulher através do desenvolvimento social e económico acelerado, abordando o flagelo da violência, insegurança alimentar e boa nutrição no Continente”. O lema simboliza a complexidade dos problemas que as mulheres enfrentam e o seu impacto social.
A mulher africana, em particular a angolana sempre desempenhou um papel relevante para o desenvolvimento sustentável, constituindo-se no pilar indispensável para o contínuo crescimento das Nações. As bravas mulheres africanas, sempre despidas dos seus ideais rumo a defesa dos que mais necessitam e na luta pelo desenvolvimento dos países, mantém-se na linha da frente em todos os momentos, quer políticos, sociais e ecónomicos para salvaguarda do seu bem estar e das famílias.
Nesta ocasião, apelamos o reforço da unidade nacional para consolidação da democracia, irmandade, solidariedade, respeito mútuo e compreensão para juntos continuarmos a edificar a África que queremos.
Felicitamos as mulheres Africanas no geral, e em particular as Angolanas.
GABINETE DE COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL E EMPRENSA DO MASFAMU, EM LUANDA, aos 28 de Julho de 2022
Mais notícias